Tênis de Mesa aproxima estudantes do UNASP

O gosto pelo Tênis de Mesa reuniu no último domingo, 04 de outubro, estudantes do UNASP para um torneio Quadricampi, realizado no campus Hortolândia. O campeonato que ocorre há 12 anos com alunos do campus de Engenheiro Coelho, abriu inscrições para interessados de outros campis. Em consequência a iniciativa reuniu 92 alunos, com destaque para a participação dos alunos do UNASP campus Virtual, que inscreveu 12 jogadores.

“Nós ficamos impressionados com o retorno dos alunos. Teve gente que começou a fazer aula de Tênis de Mesa só para poder participar do evento” contou Walter Quiaper, organizador do evento. Quiaper também explicou que nas inscrições os alunos deveriam se enquadrar nas seguintes categorias: Ensino fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Duplas.

Se para alguns o Tênis de Mesa é uma brincadeira, para outros é um desafio. É o que conta, Pedro Henrique Miranda de 10 anos, o mais jovem participante do torneio, que joga há três anos. “Tem muita gente mais velha, gente que joga bem, pessoas da faculdade. Quando venho participar eu sinto um pouco de medo, mas aí eu jogo do meu jeito e jogo sem cortar para não errar. No final acho muito divertido” descreveu com detalhes Pedro Henrique.

Benefícios do esporte

Segundo o site oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, este é um esporte inclusivo, uma vez que não requer biotipo específico. “Diferente de várias modalidades como Volleyball, Natação, Tênis e Basketball, cujos atletas, via de regra, são obrigatoriamente muito altos, encontramos no Tênis de Mesa os mais diversos tipos físicos”. (fonte: http://www.cbtm.org.br/curiosidades.aspx)

Praticante do esporte há 35 anos, Luís Ferelli, acompanhou a programação para incentivar e apoiar o projeto. Para ele o Tênis de Mesa é uma atividade prática e fácil uma vez que precisa de dois participantes e pouco espaço. “Além de acessível é um esporte que contribui na formação dos estudantes, pois ajuda na coordenação motora, na concentração, na disciplina. De modo geral, ao mesmo tempo que proporciona lazer, o tênis de mesa traz benefícios a saúde”, disse Ferelli.

Glória Barreto