Unasp Campus Virtual Logo

Por que estudar online?




É crescente o número de jovens e adultos que buscam a metodologia de Educação a Distância para aprimorar suas qualificações pessoais, acadêmicas e profissionais. A vida cotidiana de correria torna o tempo elemento cada vez mais escasso. Conquanto essa seja uma realidade patente, a necessidade de aperfeiçoamento e manter-se sempre conectado com as novidades no mercado trabalho se tornou essencial. Com a metodologia do estudo online, aquele que quer aprender, se organiza em seu tempo e espaço, isto é, adequa um tempo específico em lugar possível. Dessa forma, as barreiras temporais e espaciais podem deixar de ser impeditivos para avançar pessoal e profissionalmente.

A possibilidade da customização daquilo que se quer aprender, alinhado à possibilidade de fazê-lo a qualquer momento e em qualquer lugar, tem sido significativamente considerado quando se pensa na organização da vida acadêmica, pessoal e profissional, uma vez que flexibilidade, mobilidade, interação, facilidade, colaboração – características da aprendizagem online – são atributos que transpõem as barreiras da aprendizagem tradicional e passam a fazer do cotidiano das pessoas.

O uso dos diversos recursos tecnológicos da informação e comunicação aplicados à Educação, conectados à Internet, tem trazido à Educação a Distância reais possibilidades de ambientes virtuais de aprendizagem nos quais colaboração, participação ativa e aprendizagem coletiva e real são características preponderantes.

Eis alguns dos motivos para se estudar a distância:

Deslocamento: fazer um curso a distância possibilita a comodidade de não precisar se deslocar até uma instituição de ensino. Isso significa ter mais tempo livre para estudar, resultando em um aproveitamento melhor.

Flexibilidade: a flexibilidade de tempo possibilita ao aluno criar seus horários e montar seus esquemas de estudos.

Custo-benefício: de modo geral, as instituições que oferecem os cursos a distância praticam preços acessíveis e formas facilitadas de pagamento.

EAD Corporativa. Muitas organizações estão investindo em EAD Corporativa para incentivar o treinamento e a capacitação dos colaboradores. O método tornou-se eficiente, prático, e de ótimo custo-benefício.

Oportunidade. Podemos dizer que a Educação a Distância é a abertura para o aprimoramento e a capacitação de profissionais com pouco tempo ou sem muitas oportunidades. É uma solução para quem nunca deixou de investir em qualificação.

Bons profissionais. Os professores devem apresentar uma capacidade de explicação e clareza excelentes, para que os alunos tenham um aprendizado da melhor forma possível. Por isso, professores de alto nível são fundamentais na EAD.

O mais importante é não deixar a qualificação e a capacitação de lado. Com a concorrência do mercado de trabalho, o mais importante é manter-se atualizado, seja pelo método presencial ou pelo a distância, o que vale é a educação e o treinamento que se recebe.

Em um curso a distância o aluno nunca está sozinho! A partir das ferramentas tecnológicas da informação e comunicação, os profissionais do ensino-aprendizado e os alunos ganham proximidade relacional de forma que os esses deixam de serem meros receptores/ouvintes passivos para atuarem como leitores/estudantes ativos.

O mais importante, porém, é frisar que, conquanto as tecnologias digitais sejam recursos valiosos e pertinentes, o foco está nas pessoas: aprendentes e facilitadores. A educação a Distância é feita por pessoas, por gente que precisa se relacionar com gente.